politica

Caso Marielle: PF expõe investigações sigilosas do Ministério Público estadual, faz insinuações e abre crise

Creditos: G1 Política

O
relatório da Polícia Federal sobre o caso Marielle expõe investigações em andamento e sob sigilo no Ministério Público estadual. As duas investigações são relacionadas à suposta constituição de organização criminosa e lavagem de dinheiro, com o delegado de polícia Rivaldo Barbosa como um dos investigados. As apurações foram compartilhadas com a Polícia Federal no contexto do caso Marielle e Anderson, baseado no acordo de cooperação técnica celebrado entre as duas instituições. No entanto, as investigações não estão diretamente relacionadas ao caso Marielle e Anderson.

    O Ministério Público atrapalhou as investigações ao lutar contra a federalização. A relatora Laurita Vaz considerou o pedido da então procuradora-geral, Raquel Dodge, "açodado e precipitado". As duas promotoras do Ministério Estadual, Simone Silibilo e Letícia Emile, lideraram o trabalho que colocou Ronie Lessa no banco dos réus.

    A pareceria técnica entre o Ministério Público estadual e a Polícia Federal se tornou uma crise. A PF citou três líderes da instituição estadual - Homero de Freitas, Eduardo Gussen e Marfan Martins Vieira - sem fazer uma acusação objetiva. Eles apenas citam fatos que deixam a sensação de que eles não estariam imbuídos de espírito de justiça. No entanto, como não fazem uma acusação objetiva, nem pedem aprofundamentos de investigação, eles criam um roteiro mais propício a destruir reputações do que ajudar a esclarecer quem é parte da solução e do problema.

    O blog afirma que não é possível um delegado, sozinho, montar uma máquina para impedir esclarecimentos dos crimes. O controle externo cabe ao Ministério Público, que é parte do problema. Insinuar, sem acusar, como fez a PF, também não é parte da solução.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre politica
politica

Para flexibilizar armas, Câmara dos Deputados agora foca em dar autonomia aos estados

CCJ aprovou texto na última semana, com forte apoio da oposição; especialistas avaliam medida como inconstitucional. Texto está pronto para plenário, mas sem data para votação. Após restrições impostas pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à