politica

Para flexibilizar armas, Câmara dos Deputados agora foca em dar autonomia aos estados

Creditos: G1 Política

O
projeto de lei que permite que cada estado do Brasil possa legislar sobre o assunto de armas, está sendo analisado na Câmara dos Deputados. Se aprovado, os estados que decidirem fazer legislação específica sobre o assunto precisarão comprovar que têm condições de fiscalizar os donos das armas. A votação na Câmara dos Deputados foi apertada, o que indica que o debate está dividido.

    Os especialistas apontam que o modelo proposto é semelhante ao adotado nos Estados Unidos, onde cada estado define sua própria legislação sobre o tema. No entanto, especialistas apontam que, por lá, o controle de armas é frágil. Roberto Uchoa, membro do conselho do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, afirma que o projeto traz a “pior ideia que já tiveram sobre fiscalização e controle de armas de fogo em décadas”.

    A professora de Direito Constitucional da FGV, Eloisa Machado, considera o texto inconstitucional e dificultaria o controle da circulação de armas. A professora alerta para uma tentativa de esvaziar a política de controle de armas no Brasil.

    O Sou da Paz também menciona que em países em que é possível adotar legislações estaduais sobre o tema, os efeitos para segurança pública são negativos, incluindo o aumento no número de armas roubadas.

    Durante a votação do projeto na comissão, deputados falaram sobre a possibilidade de questionamento da constitucionalidade da medida caso seja aprovada – o PSOL já afirmou que recorrerá ao Supremo Tribunal Federal (STF) se o texto se tornar lei.

    O projeto já foi aprovado na CCJ, presidida pela autora do texto, a deputada Caroline de Toni (PL-SC). A deputada justificou a apresentação do projeto como necessário em razão das dimensões do Brasil e as “realidades diferentes nos vários Estados da Federação”.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre politica
politica

Quem era a deputada federal Amália Barros; parlamentar morreu aos 39 anos

Ela estava internada em São Paulo desde o dia 1º de maio por conta de um nódulo no pâncreas. Amália Barros, deputada federal por Mato Grosso, tinha 39 anosZeca Ribeiro/Câmara dos DeputadosPaulista de Mogi Mirim e formada em Jornalismo, Amália Barros
Mais notícias sobre politica
politica

Após prisões, equipes da Força Nacional são escaladas para ajudar na segurança dos abrigos no RS

Efetivo chegará a 300 profissionais até a próxima semana, segundo o Ministério da Justiça. Pelo menos 11 pessoas foram detidas por crimes nos abrigos. Homens da Força Nacional vão ajudar na segurança dos abrigos no Rio Grande do Sul, que acolhem pessoas