geral

Estudante sem os braços aprovada para psicologia na UFJF celebra conquista: 'Nunca colocar o desistir como opção'

Creditos: G1

A
jovem Vithória Mateus, apesar de ter nascido sem braços, não permitiu que essa limitação a impedisse de alcançar seus objetivos. Ela frequentou o ensino fundamental e médio na Escola Estadual Almirante Barroso, na Zona Norte da cidade. Embora tenha se sentido receosa e insegura nos primeiros dias na escola, o apoio da família e a acolhida da instituição ajudaram a fazê-la se adaptar e a se motivar para seguir em direção à faculdade.

    Vithória Mateus estudou psicologia na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde foi bem recebida pela diretoria e funcionários. Ela usava uma mesa mais baixa e inclinada para fazer suas anotações no caderno. Ao descobrir sua deficiência, seus pais ficaram chocados e se perguntavam como ela iria se adaptar e estudar. No entanto, Vithória se sentiu feliz ao saber que uma pessoa com deficiência pode conseguir uma vaga em uma universidade federal e sonhar com um futuro melhor.

    Além do curso de psicologia, Vithória também foi aprovada no Enem para o curso de Serviço Social. Sua adaptação e aprovação na universidade representam também uma conquista para a escola onde ela passou. Patrícia Siqueira Marcondes, sua supervisora e primeira professora, lembra do primeiro dia de aula e do desafio em promover a inclusão da nova estudante. Alex Protta, seu professor de geografia, também celebrou o feito da jovem.

    Segundo Vithória, ela escolheu o curso de psicologia porque ela quer ajudar outras pessoas e considera que cada adversidade deve ser tratada com leveza. Ela nunca colocou o "desistir" como opção e sempre acreditou em si mesma.

Ver notícia completa...