ciencia

A vida pode ser baseada em uma viola??o da lei f?sica de a??o e rea??o?

A
descoberta recente na Universidade de Quioto, no Japão, viola a Terceira Lei de Newton, que estabelece que todas as ações e reações devem ser iguais e opostas. Enquanto isso, pesquisadores da Universidade de Pensilvânia e do Maine, nos Estados Unidos, desvendaram o mecanismo por trás dessa violação da lei de ação e reação.

    Eles estudaram duas enzimas - moléculas que catalisam reações químicas - chamadas quinases e fosfatases. As quinases adicionam uma modificação química a outras moléculas, enquanto as fosfatases removem as modificadas das moléculas. Assim, as quinases criam produtos que são influenciados pelas fosfatases e vice-versa.

    Experimentos mostraram que, se a fosfatase é imobilizada artificialmente, a quinase é atraída por ela. No entanto, na situação inversa, onde a quinase é imobilizada, a fosfatase é repelida por ela. Essa ação sem reação não é devido a qualquer força externa, mas sim a combinação de difusão e assimetrias cinéticas - propriedades das enzimas.

    Essa descoberta pode ter implicações para a construção de motores e bombas moleculares sintéticas, já que o movimento dos espermatozoides é um exemplo de um motor molecular natural em ação. Além disso, a descoberta dessa ação sem reação pode ajudar a explicar a própria emergência da vida. A interação nôn-recíproca permitida pela assimetria cinética também desempenha um papel crucial, permitindo que as moléculas interajam umas com as outras de maneiras que eventualmente levaram a vida a se tornar complexa a partir de moléculas simples.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre ciencia
ciencia

Os reatores nucleares que poderiam gerar energia para bases humanas na Lua

Os astronautas vão precisar de muita energia na Lua '? mas não podem levar consigo suprimentos de combustível. Uma nova geração de reatores nucleares em miniatura pode ser a solução. A energia nuclear pode ser a solução para abastecer futuras bases l
Mais noticias para voce
geral

Bombeiros encontram corpo de mulher no Rio Paraíba em Caçapava, SP

A vítima ainda não foi identificada. Caso será investigado pela Polícia Civil. Trecho do Rio Paraíba na região.Douglas da Silva/Vanguarda repórterUm corpo foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros, neste sábado (27), no Rio Paraíba, em Caçapava (SP).De