ciencia

Computa??o qu?ntica na nuvem tamb?m tem garantia de seguran?a

A
informa��o apresentada aborda o assunto da computa��o qu�ntica na nuvem e a seguran�a que ela oferece. A equipe de pesquisadores liderada por Peter Drmota e colegas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, demonstrou pela primeira vez que uma computa��o qu�ntica na nuvem pode ser acessada de forma escalável e prática, proporcionando segurança e privacidade dos dados, além da capacidade de verificar a autenticidade. Eles usaram uma combina��o única de memória quântica e fótons para fazer sua demonstração.

    A equipe também usou uma abordagem chamada "computação quântica cega" para conectar duas entidades completamente separadas de forma segura, como um indivíduo acessando um servidor quântico na nuvem. Embora seja uma demonstração de princípio, este novo método pode ser escalado para grandes cálculos quânticos. O sistema compreende um link de rede de fibra óptica entre um servidor de computação quântica e um dispositivo simples que detecta fótons em um computador independente que acessa remotamente seus serviços na nuvem. Cada cálculo incorre em uma correção que deve ser aplicada a tudo o que vem após ele e precisa de informações em tempo real para rodar o algoritmo.

    A equipe usou uma combinação única de memória quântica e fótons para conseguir isso, compondo uma arquitetura que pode, em última análise, levar ao desenvolvimento comercial de dispositivos a serem conectados a computadores portáteis para proteger os dados quando as pessoas utilizam serviços de computação quântica na nuvem.

Ver notícia completa...