ciencia

Oureno: Criado um 'grafeno de ouro'

N
anotecnologia

    A equipe de cientistas liderada por Shun Kashiwaya conseguiu sintetizar uma folha de ouro com apenas um átomo de espessura, uma camada monoatômica do elemento ouro, igual ao grafeno. O novo material foi batizado de "oureno" ou "oureno". Ao lado de outros materiais monoatômicos, como siliceno, germaneno e plumbeno, o oureno se juntou a uma grande família de materiais 3D ou de van der Waals.

    O processo de síntese e extração do oureno foi inspirado em uma técnica tradicional de forjaria japonesa. O material tridimensional é composto de ouro entre camadas de titânio e carbono. Após expor o componente a altas temperaturas, a camada de silício é substituída por ouro dentro do material base, um fenômeno conhecido como intercalação.

    Ao remover resíduos de carbono usando um reagente de Murakami, um método tradicional na forjaria japonesa, o cientista Shun Kashiwaya conseguiu extrair a camada de ouro intercalada. Ao diminuir a concentração do reagente e prolongar o processo de ataque, Kashiwaya conseguiu obter folhas de ouro com propriedades inusitadas.

    Para evitar que as folhas bidimensionais se enrolham, um surfactante foi adicionado para estabilizar as folhas monoatômicas. As propriedades inusitadas do oureno se devem ao fato de o ouro possuir duas ligações livres quando forma folhas bidimensionais. Essas propriedades podem ser usadas em aplicações como a conversão de dióxido de carbono, geração de hidrogênio, seleção de compostos químicos, produção de hidrogênio, purificação de água, comunicação e muito mais. Além disso, a quantidade de ouro utilizada nas aplicações atuais pode ser significativamente reduzida.

Ver notícia completa...