games

Review Sand Land | A fina arte de saber adaptar animes em jogos

Creditos: Canaltech Games

O
jogo Sand Land é baseado no mangá "Sand Land", criado por Akira Toriyama. O jogo segue a história do príncipe dos demônios, Beelzebub, que viaja com Thief e o Xerife Rao em busca de água para acabar com uma seca que assola o país há séculos. Apesar de não conhecer muito sobre a obra original, o autor imagina que o jogo seria mais um jogo com uma história contada em cutscenes rápidas e cenas de ação fechadas. No entanto, ao jogar o jogo, ele descobre que Sand Land é muito diferente dos outros jogos baseados em animes, aproveitando a história do mangá e traduzendo a arte característica dos trabalhos de Toriyama de maneira excelente.

    O jogador tem todo o mapa de Sand Land para explorar e encontrar missões secundárias e segredos. Ao invés de deixar o personagem pequeno correndo por um mapa imenso, a desenvolvedora ILCA coloca à disposição diversos tipos de veículos que podem ser armazenados em cápsulas e trazidos para fora quando necessário. Durante a primeira parte do jogo, o jogador usa um tanque roubado do exército, lutando contra soldados e monstros pelo caminho. Ao longo do jogo, boa parte das grandes batalhas ocorrem com veículos, o que faz com que o jogador se sinta mais envolvido e competente.

    A ILCA tem um histórico de desenvolvimento de jogos de RPG baseados em mangás e animes, como One Piece Odyssey. Embora tenham problemas, a ideia de fugir do simples gênero de pancadaria em arena faz com que o jogo se destaque e apresente um novo universo para os jogadores. A história de Sand Land é bastante satisfatória e trabalha bem com as reviravoltas que surgem pelo caminho, usando muito bem do humor para ficar ainda mais divertido.

    Apesar de a dublagem em inglês não ter agradado tanto quanto poderia, as cutscenes e os momentos de conversa entre os personagens durante a exploração de Sand Land ajudam a desenvolver a história e os próprios personagens. Embora o progresso de boa parte dos diálogos seja feito apertando um botão, os menus do jogo também podem ser traiçoeiros, já que em alguns momentos não fica muito claro o que você deve fazer, o que pode levar a perda de tempo para fazer ações simples.

    No entanto, o saldo final de Sand Land é bastante positivo. É um ótimo jogo para os fãs do saudoso autor Akira Toriyama e para quem gosta de jogos de exploração e ação. O fato de a ILCA ter tentado uma ideia diferente da pancadaria desenfreada apenas mostra que não precisa reinventar a roda para entregar boas adaptações de animes. Sand Land está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S/X e PC.

Ver notícia completa...