tecnologia

Criminosos estão usando versão falsa do CleanMyMac X para invadir Macs

Creditos: MacMagazine

A
equipe da Moonlock, uma subsidiária da MacPaw especializada em segurança cibernética, recentemente descobriu um novo malware disfarçado como o utilitário CleanMyMac X para macOS. Este malware foi distribuído por meio de sites falsos e até mesmo vídeos do YouTube. A ameaça foi identificada durante uma das varreduras de segurança realizadas pela empresa.

    O malware é uma versão falsa do utilitário CleanMyMac X e inclui outros malwares famosos, como Atomic Stealer, PSW Stealer e AdLoad Adware. Essas ameaças são conhecidas por roubar dados sensíveis de usuários, exibir anúncios indesejados no sistema e escapar das ferramentas de segurança do macOS.

    O clone malicioso do CleanMyMac X foi encontrado em links de phishing, sites falsos (como macpaw[.]us, cleanmymac[.]pro e mac-clean[.]org) e até em canais do YouTube "sequestrados", como o COVISAR TV.

    Este não é o primeiro caso em que o utilitário da MacPaw é alvo de golpes semelhantes. A equipe do MacMagazine já publicou um vídeo desmentindo essa visão e falando um pouco sobre os recursos da versão legítima do CleanMyMac X. A versão oficial (e livre de malware) do CleanMyMac X pode ser baixada nessa página.

    A equipe do MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas os consumidores não pagam mais pelos produtos comprando por meio dos nossos links de afiliado. Este artigo editorial do MacMagazine também foi posteriormente modificado com a inserção de um ou mais links publicitários.

Ver notícia completa...