geral

Berço político dos Brazão e área mais populosa do Rio, Jacarepaguá tem violência recorde em meio à guerra tráfico x milícia; veja dados

Creditos: G1

A
morte de Marielle Franco, vereadora da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, em 2018, foi um dos motivos para o aumento da violência na região de Jacarepaguá. A suspeita da Polícia Federal é que Marielle estaria atrapalhando um projeto de lei na Câmara Municipal para agilizar os loteamentos de terra em áreas de milícia, particularmente nas regiões das Vargens (Grande e Pequena) e Itanhangá.

    O autor do projeto de lei foi justamente Chiquinho Brazão, então vereador em 2018, pouco antes do assassinato da vereadora. O relatório da Polícia Federal afirma que o ex-policial militar Ronnie Lessa, preso acusado de executar Marielle e seu motorista, apontou em sua delação "o fato de a vereadora Marielle Franco estar atrapalhando os interesses dos Irmãos, em especial, sua atuação junto às comunidades em Jacarepaguá, em sua maioria dominadas por milícias, onde se concentra relevante parcela da base eleitoral da família Brazão".

    A disputa entre traficantes e milicianos intensificou-se nos últimos anos, levando a um aumento no número de assassinatos por letalidade violenta e extorsão na região. A secretária de Segurança Pública do Rio, Victor Santos, lembrou que grupos milicianos passaram a atuar com mais força na região da grande Jacarepaguá e dominaram diversos territórios.

    O aumento da violência na região também se deve ao fato de que os moradores viram a guerra se intensificar. A secretária de Segurança Pública do Rio, Victor Santos, lembrou que as narcomilícias, fundadas a partir de alianças entre esses mesmos grupos para defender territórios e atuar em conjunto na exploração econômica, agregam receitas financeiras às comunidades analisadas.

    O secretário de Segurança Pública do RJ, delegado federal Victor Cesar Carvalho dos Santos, lembrou que a maior incidência de narcomilícias é com a união de traficantes do Terceiro Comando Puro com milicianos. A coordenadora do Geni, Carolina Grillo, explicou que o que muda é que a milícia passa a cobrar pela proteção daqueles territórios contra a polícia. Quem vai operar a venda de drogas e gerindo a maior parte das atividades naqueles territórios é o TCP. Como o que está em jogo não é a ética do crime, mas sim os negócios, essas alianças se tornam possíveis.

    O secretário de Segurança Pública de Rio, Victor Santos, afirmou que é preciso repensar o patrulhamento em Jacarepaguá por conta da alta densidade demográfica e dos problemas no trânsito, que dificam a segurança.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre geral
geral

Homem é assassinado após descer de carro de aplicativo na Zona Norte de Macapá

Ocorrência foi registrada na noite deste domingo (28), no bairro do Jardim 2. Uma mulher de 24 anos foi ferida e levada em estado grave para o Hospital de Emergências de Macapá. Crime está sendo investigado pela Polícia Civil.Jorge Júnior/Rede Amazôn
Mais notícias sobre geral
geral

VÍDEO: homem é atingido por brinquedo em parque de diversões ao tentar salvar cachorro

Acidente aconteceu na noite deste domingo (28) na Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Lençóis Paulista (Facilpa). Vítima foi socorrida com ferimentos nas pernas. Homem é atingido por brinquedo em parque de diversões ao tentar salvar cachorr
Mais noticias para voce
geral

Adolescente é apreendido por ameaçar moradores com arma em Três Rios

Caso aconteceu no bairro Habitat. Segundo a Polícia Militar, ele tentou se desfazer da arma a jogando por cima do telhado de uma casa. Adolescente é apreendido após ameaçar moradores com arma em Três RiosReprodução/Polícia MilitarUm adolescente, de 1