geral

Virada na direção dos ventos faz o nível da Lagoa dos Patos voltar a subir na região Sul do RS

Creditos: G1

N
o dia em questão, a situação começou com o sol e a retração da Lagoa dos Patos. As áreas que estavam alagadas viram a água se retirar. Isso não demorou muito para mudar em cidades na região sul do estado. Em Rio Grande, os hospitais começaram a remover os pacientes, incluindo uma menina de 5 anos que precisava de uma cirurgia no cérebro, que foi transportada por militares do Exército de helicóptero. Muitos moradores deixaram suas casas. Tande Martins, um morador de Rio Grande, expressou sua preocupação: "Muito, muito assustado. Durante o dia, a gente até fica tranquilo, mas agora já não tem luz e possivelmente vai faltar água também. Então, a gente é obrigado a sair daqui."

    Após uma manhã esperançosa, a Lagoa dos Patos voltou a subir no meio da tarde, alcançando novamente o mesmo nível registrado na quarta-feira (9). Os especialistas previram que a tendência continuaria nas próximas horas. Isso aconteceu porque os ventos mudaram e começaram a soprar na direção contrária, empurrando as águas do mar para dentro da Lagoa dos Patos.

    A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, pediu aos cidadãos que evacuem as áreas de maior risco. Uma colônia de pescadores em Pelotas foi tomada pelas águas. Os moradores das áreas mais baixas buscaram refúgio em regiões mais altas. A casa de Matheus abrigou quatro famílias adicionais. "A gente está ajudando todo mundo que pode", disse Matheus.

    O pátio da casa ainda está sendo usado para organizar as marmitas, que são distribuídas por um grupo de voluntários. "A gente está fazendo o que pode", disse Natália Amaral, moradora de Pelotas.

    As cidades do extremo sul do Rio Grande do Sul se preparam para uma noite de tensão porque o serviço meteorológico prevê uma subida das águas da Lagoa dos Patos à noite desta quinta-feira (9). Em Pelotas, as autoridades estão preparando contenções de terra para evitar o transbordo da água. A água da Lagoa dos Patos está em subida desde as 17h desta quinta-feira. As autoridades trabalham na retirada de famílias de áreas de risco. Muitas pessoas se recusam a sair de suas casas, mas é importante que as pessoas estejam atentas porque a noite promete ser de atenção.

Ver notícia completa...