games

Tango e Arkane fecharam por causa do Game Pass, diz ex-funcionário do Xbox

Creditos: Adrenaline - Games

O
Xbox anunciou o fechamento de vários estúdios de jogos da Microsoft, o que gerou vários rumores e relatos sobre a divisão de jogos da Microsoft. Um ex-membro do Xbox Game Studios afirmou que o Game Pass pode ser um dos responsáveis pelo fechamento dos estúdios citados.

    O ex-funcionário da Microsoft, Brad Hilderbrand, afirmou que o Game Pass tem várias desvantagens para os desenvolvedores. Ele menciona dois motivos principais para o fechamento dos estúdios da Bethesda: Game Pass e Activision.

    Hilderbrand menciona que um dos maiores problemas com o Game Pass é que cada jogo lançado no serviço perde seus objetivos de vendas. Ele também menciona que parte da receita gerada dos jogos no serviço de assinatura vão para os títulos com melhor desempenho todo mês, ou seja, aqueles que estão sendo mais jogados.

    O ex-membro do Xbox Game Studios usa o jogo Hi-Fi Rush como exemplo. O jogo da Tango foi muito bem no Game Pass por um mês, gerando boa receita, mas então começou a cair, diminuindo o lucro para os desenvolvedores. Pior ainda foi com Redfall, que não foi bem desde sua estreia.

    Hilderbrand afirma que este sistema funcionou bem por um tempo, quando o Game Pass estava crescendo muito, mas agora diminuiu e a quantia de receita que tem atribuído aos jogos não condiz com o orçamento para faze-los. Ele menciona que as diversas compras feitas pelo Xbox, principalmente com a ZeniMax e Activision Blizzard, que juntas custaram mais de US$ 70 bilhões, precisam retornar aos cofres da Microsoft de alguma forma.

    Hilderbrand afirma que além das demissões para cortar gastos, uma saída para a gigante da tecnologia seria adicionar Call of Duty ao Game Pass. No entanto, ele reforça que colocar novos lançamentos dessa franquia no serviço de assinatura implicaria em perda de receita para os desenvolvedores também.

Ver notícia completa...