geral

Só 35% dos municípios de SP dizem estar preparados para enfrentar eventos climáticos extremos

Creditos: G1

A
série discute o impacto das mudanças climáticas na região metropolitana de São Paulo. Para se tornar resilientes e suportar melhor os impactos das mudanças climáticas, as cidades precisam se adaptar tanto nos ecossistemas quanto na infraestrutura, segundo o climatologista e coordenador-geral de pesquisa e desenvolvimento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), José Marengo. Chuvas de grande porte estão cada vez mais frequentes na Grande SP, e um choque climático poderia ser uma chuva intensa, uma onda de calor ou uma onda de frio. As cidades são vulneráveis a esses eventos. A ideia de cidade resiliente é a meta para que as cidades e a população que mora nelas consigam sobreviver e viver melhor.

    No sala de situação do Cemaden, que funciona 24 horas, há informações de mais de 3 mil pluviômetros espalhados pelo Brasil, 38 radares meteorológicos e imagens de satélite para avisar as cidades com o máximo de antecedência possível sobre riscos de deslizamentos e inundações. Em novembro de 2023, ventos de mais de 100 km/h atingiram a região metropolitana de São Paulo, causando a morte de cinco pessoas e deixando mais de 2 milhões de imóveis no escuro. A concessionária de energia da cidade, a Enel, só conseguiu restabelecer o serviço após uma semana.

    Os eventos extremos, como as chuvas, estão cada vez mais intensos. Um estudo desenvolvido em 2020 mostrou que o número de dias com chuva acima de 80 mm e 100 mm, que era de cerca de 20 eventos na década de 2000 e 2020, aumentou para cerca de três ou quatro eventos na década de 60 ou de 70. E essa tendência continuará a aumentar no século 21, com aumento das temperaturas e ondas de calor.

    São Paulo também experimentou um aumento médio de duas graus na temperatura desde a década de 60, devido à mudança climática, variabilidade natural de clima e efeito da ilha urbana de calor.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre geral
geral

Calor, céu nublado e possibilidade de chuva: confira a previsão do tempo para a semana em Divinópolis e região

Temperaturas devem ficar na média de 28'?°C a 31'?°C. Céu Nublado - Divinópolis Mariana Gonçalves/g1Temperaturas elevadas, céu nublado e possibilidade de chuva: assim deve ficar o tempo durante a semana em Divinópolis e região.Compartilhe no WhatsAp