geral

RS volta a ter temporais a partir desta sexta; acumulados podem superar os 150 mm no fim de semana

Creditos: G1

O
Rio Grande do Sul está previsto para receber mais de 150 milímetros de chuva entre a sexta e segunda-feira, principalmente próximo ao Rio Caí e no Vale do Rio Taquari. Isso pode agravar as inundações no estado, já contabilizado com mais de 100 mortos e mais de 130 desaparecidos. Há 395,6 mil pessoas fora de casa, sendo 68,5 mil em abrigos e 327,1 mil desalojados. O Inmet emitiu alertas meteorológicos para diferentes regiões do estado devido aos temporais.

    A metade norte do Rio Grande do Sul, incluindo cidades como Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Santa Maria e Passo Fundo, está sob o alerta de "perigo" com chuvas que podem superar os 100 milímetros por dia e ventos intensos até 100 km/h. O centro-norte do Rio Grande do Sul deve ser a região mais afetada pelas chuvas nos próximos dias.

    As demais regiões do estado estão sob o alerta de "perigo potencial" com chuvas intensas de até 50 milímetros por dia e ventos até 60 km/h. O Inmet, em conjunto com o Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), emitiu uma nota técnica sobre os riscos geo-hidrológicos para o Rio Grande do Sul nos próximos dias.

    Os principais riscos entre esta sexta-feira e a próxima segunda são:

    1. Risco hidrológico: Com o retorno das chuvas nos próximos dias, principalmente na região metropolitana de Porto Alegre e no norte do Rio Grande do Sul, pode haver um aumento na quantidade de água se direcionamento ao Guaíba.

    2. Risco geológico: Com a situação das inundações no estado e a previsão de mais chuva, o nível dos rios Taquari, Caí e dos Sinos continua caindo assim como acontece em toda a região do delta do Jacuí. Mas, com o retorno das chuvas nos próximos dias, principalmente na região metropolitana de Porto Alegre e no norte do Rio Grande do Sul, pode haver um aumento na quantidade de água se direcionamento ao Guaíba.

    A previsão de chuva para as bacias hidrográficas próximas ao rio também eleva o alerta para a manutenção do nível elevado de água.

    Os modelos também indicam uma mudança na direção dos ventos na Lagoa dos Patos, o que vai prejudicar o escoamento da água da lagoa em direção ao oceano. Assim, municípios como Pelotas, Rio Grande e arredores devem ficar em alerta para a inundação gradual da região.

    O nível da bacia do rio Uruguai e seus afluentes, localizados próximo à fronteira oeste do Rio Grande do Sul, também devem continuar subindo nos próximos dias.

    Comparando imagens das cheias de 1941 e de hoje em Porto Alegre, mostram a situação atual do rio Guaíba e a previsão de novos deslizamentos de terra em áreas urbanas, além de quedas de barreiras à margem de rodovias na região.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre geral
geral

Drogas e celulares são encontrados em alimentos que seriam distribuídos a presos em Juiz de Fora

Maconha, haxixe e outros materiais estavam dentro de três tambores, encontrados na empresa responsável pela distribuição da comida. O g1 procurou a Sejusp. Drogas e celulares são encontrados em alimentos que seriam distribuídos a presos em Juiz de Fo
Mais notícias sobre geral
geral

Prefeitura em Goiás abre inscrições para processo seletivo com 430 vagas; saiba como participar

São 100 vagas para preenchimento imediato e 330 para cadastro reserva. Interessados podem fazer as inscrições até as 18h do dia 24 de maio, pelo site da Prefeitura de Rio Verde. Processo seletivo simplificado é para selecionar auxiliar de apoio da e
Mais noticias para voce
politica

'Profunda consternação', diz governo brasileiro sobre morte do presidente do Irã

Ebrahim Raisi, e o chanceler iraniano, Hossein Amir Abdollahian, foram vítimas de um acidente de helicóptero, no domingo (19). Acidente com helicóptero mata presidente do irã, Ebrahim Raisi e outros 8 pessoasO Ministério das Relações Exteriores se manife