geral

RS: nível do rio Guaíba baixa 10 cm em 24 horas e água para de avançar

Creditos: ÚltimoSegundo

N
ível do rio Guaíba: O nível do rio Guaíba em Porto Alegre diminuiu 10 centímetros em 24 horas e a água parou de avançar para a capital gaúcha. A medição realizada às 6h na quarta-feira indicava 5,14 metros e na quinta, 5,04 metros, constatando uma diferença de 10 centímetros. No entanto, o Guaíba segue mais de 2 metros acima da cota de inundação (3 metros).

    Inundações em Porto Alegre: A cidade de Porto Alegre foi bastante inundada por conta da cheia do rio Guaíba. O aeroporto e a rodoviária seguem sem funcionamento por conta das enchentes e casas e comércios também seguem alagados.

    Projeções para o Guaíba: De acordo com uma projeção do Índice de Pesquisas Hospitalares (IPH), o Guaíba deve levar ao menos 30 dias para ficar abaixo dos 3 metros. Na enchente histórica de 1941, quando o rio atingiu 4,76 m, foram 32 dias para o rio voltar as condições normais.

    Mortes e danos causados pelas enchentes: Os temporais que atingiram o estado do Rio Grande do Sul desde segunda-feira causaram 100 mortes, segundo o boletim da Defesa Civil divulgado às 18h desta quarta-feira. O órgão informa ainda que há dois óbitos em investigação. O número de feridos é de 374 e o de desaparecidos é de 130. A Defesa Civil do estado contabiliza mais de 163 mil pessoas desalojadas, além de cerca de 67,4 mil pessoas em abrigos. Ao todo, 425 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando cerca de 1,5 milhão de pessoas.

Ver notícia completa...