ciencia

Motor de dobra ? poss?vel, mas vai consumir muita energia

A
viagem por dobras espaciais não tem aceleração, já que o tecido do espaço-tempo que se dobra é o que impulsionaria a nave. Este conceito foi popularizado na série "Jornadas nas Estrelas". A teoria da relatividade de Einstein estabelece que nada pode viajar mais rápido que a velocidade da luz, mas não impõe limites para a velocidade com que o espaço-tempo pode se contrair ou expandir. O motor de dobra funciona ao criar uma contração de espaço-tempo à frente da nave e uma expansão logo atrás dela, permitindo que a nave "surfa" pelo espaço-tempo sem aceleração.

    Em 1994, o físico mexicano Miguel Alcubierre propôs um modelo de como um motor de dobra poderia funcionar na vida real, mas envolve a energia negativa, que nunca foi observada e entra em conflito com propriedades da matéria conhecida. Outros pesquisadores argumentaram que a velocidade de dobra é mais factível do que se imagina e sugeriram como construir um motor de dobra sem quebrar as leis da física.

    Agora, a equipe de Jared Fuchs e colegas da Universidade do Alabama em Huntsville, nos EUA, identificou uma nova maneira de tornar a tecnologia de dobra possível. Eles introduziram o conceito de um "motor de dobra subluminal de velocidade constante", que permite viajar muito rápido, mas não superar a velocidade da luz. A equipe usou uma mistura sofisticada de técnicas gravitacionais para criar uma bolha de dobra dentro da qual objetos podem ser transportados em altas velocidades, dentro dos limites da física conhecida.

    A equipe também desenvolveu uma ferramenta chamada "Fábrica de Dobra", que permite o transporte de objetos em velocidades altas, mas subluminais, através da engenharia de espaço-tempos de dobra para que eles sejam gravidade como matéria comum - uma solução inovadora. Embora este projeto ainda exija uma quantidade considerável de energia, ele demonstra que os efeitos de deformação podem ser alcançados sem formas exóticas de matéria.

    A nave impulsionada por um motor de dobra não experimenta forças G, como os passageiros de carros, aviões ou foguetes. A solução publicada pela equipe mostra que é possível construir uma nave assim usando matéria comum. Embora ainda não estejamos fazendo malas para viagens interestelares, esta conquista anuncia uma nova era de possibilidades e a equipe continua a fazer progressos constantes à medida que a humanidade se prepara para a Era de Dobra.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre ciencia
ciencia

Maconha medicinal: médicos farão campanha contra resolução que possa restringir uso da substância

Pacientes, artistas e profissionais da saúde vão gravar vídeos para que tratamentos não sejam prejudicados Há um clima de apreensão entre os médicos prescritores de canabinoides '? produtos derivados da maconha para uso medicinal '? e os pacientes qu
Mais noticias para voce
geral

Gustavo 'Baiano'? Gomes celebra 1 milhão de seguidores na Twitch

Marco histórico reflete trabalho do streamer com cobertura 360º de campeonatos e programas de League of Legends. Um dos maiores e mais influentes criadores de conteúdo de League of Legends...The post Gustavo 'Baiano'? Gomes celebra 1 milhão de seguidores