geral

Mais de 1,5 toneladas de produtos irregulares são apreendidos no Centro de Manaus

Creditos: G1

D
urante uma operação especial realizada no Dia das Mães, mais de 1,5 toneladas de produtos irregulares foram apreendidos no Centro de Manaus pelo Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM). A operação ocorreu em uma loja onde 5.919 itens não possuíam certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Entre os itens apreendidos estão eletrônicos de baixa tensão (secador, chapinha e modelador de cabelo e barbeador elétrico), material escolar, ventilador, brinquedos, tomadas (plugues), filtros de linha, lâmpadas e fitas de LED e produtos têxtil. Além dos eletrônicos de baixa tensão, foram apreendidos estojos escolares; ventiladores da marca Bruno; mini games; tomadas; extensão elétrica; lâmpadas LED e fitas de LED; e toucas de cabelo. Todo esse material não apresentava o selo Inmetro.

    Os fiscais constataram que as tomadas e extensão elétrica apresentavam a presença de liga ferrosa, o que pode causar curto-circuito e até incêndios. As toucas de cabelo, classificadas como produtos têxtil, não possuíram informações obrigatórias sobre origem, cuidados e conservação, e composição do tecido, conforme exigidas pela legislação em vigência.

    O diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho, afirmou que sem a devida certificação, os produtos devem ser retirados de circulação por oferecer risco à vida dos consumidores, podendo causar até incêndio. Ele ressaltou que os eletrônicos de baixa-tensão devem ter o selo do Inmetro para garantir que atendem aos requisitos mínimos de segurança.

    A empresa em que foram constatadas as irregularidades não teve o nome divulgado e terá um prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao Ipem-AM, sob pena de multas que variam de R$ 1 mil a R$ 1,5 milhão.

    Durante a operação especial Dia das Mães, que ocorreu entre 6 e 9 de maio, 6.338 produtos foram fiscalizados. A operação verificou se os itens procurados para presentear as mães estavam dentro dos padrões das legislações em vigência e certificados com o selo do Inmetro. Técnicos do setor de pré-medidos coletaram sete tipos de cosméticos, de sete marcas, e os submeteram a ensaios no laboratório do Ipem-AM, onde foram verificados se a quantidade informada na embalagem do produto correspondia ao indicado na balança. Um total de 91 itens – condicionador, desodorante, sabonete líquido facial, óleo corporal, creme de pentear, hidratante e esfoliante – foi periciado. Não houve reprovação.

    Os agentes também visitaram 21 estabelecimentos comerciais e analisaram 752 produtos eletrônicos de baixa-tensão, como depiladores elétricos, chapinhas térmicas, ferro de enrolar cabelo e secadores de cabelo.

Ver notícia completa...