economia

Jim Simons, matemático 'Rei do Quant' e criador do fundo Medallion, morre aos 86 anos

Creditos: InfoMoney

J
im Simons, um renomado matemático e investidor, faleceu na sexta-feira em Nova York. Ele foi conhecido como "Rei do Quant" e fundou a Renaissance Technologies, uma empresa secreta que usa técnicas quantitativas para fazer dinheiro. Sua empresa localizava-se a cerca de 96 quilômetros a leste de Manhattan, em East Setauket, Nova York.

    Simons evitou contratar veteranos de Wall Street e em vez disso procurou matemáticos e cientistas, incluindo astrofísicos e decodificadores de códigos, para encontrar informações de investimento em terabytes de dados coletados todos os dias sobre todos os assuntos, desde manchas solares até clima.

    Ele teve um retorno consistente e derrotou os mercados ao longo de mais de três décadas, mesmo quando o poder de computação se tornou mais barato e os concorrentes tentaram imitar seu sucesso. Ele foi uma das poucas pessoas que mudaram a forma como os mercados são vistos.

    Simons recusou-se a fornecer detalhes sobre como produziu mais de quatro vezes o retorno do índice S&P 500 no seu fundo mais famoso, o Medallion. Ele aumentou as taxas de administração e desempenho para as mais altas do setor e limitou o acesso de cotistas para evitar que o fundo ficasse grande demais e afetasse o funcionamento dos algoritmos.

    Ele abriu mais fundos para o público em geral, mas a disparidade no desempenho poderia ser dramática. Ele representava uma figura paterna benevolente e incentivou os funcionários a trazerem suas famílias em viagens de empresa para Bermudas, República Dominicana, Flórida e Vermont.

    Simons teve uma história de vida única. Ele nasceu em 1938 em Boston, filho único de Matthew Simons e Marcia Kantor. Ele concluiu a Newton High School em três anos e obteve o diploma de bacharel em matemática em 1958 na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Ele retornou ao MIT em 1961 para iniciar sua carreira docente e trabalhou na IDA em Princeton, Nova Jersey, onde ele se envolveu na decifração de códigos usados ​​pela União Soviética durante a Guerra Fria.

    Ele se interessou novamente pelas negociações na Bolsa e fundou a Monemetrics, uma precursora da Renaissance. Ele recorreu a um velho amigo e colega decifrador de códigos da IDA, Leonard Baum, cujos modelos matemáticos poderiam ser usados ​​para negociar moedas. Sua equipe concluiu que os modelos funcionavam não apenas com as moedas, mas também com qualquer futuro de commodity. Uma negociação feita originalmente com uma conta pessoal de Simons deu origem ao Medallion.

    Simons prometeu doar a maior parte de sua riqueza para instituições de caridade e fundou a Simons Foundation em 1994 com Marilyn para apoiar pesquisas em matemática, ciências e autismo. Ele também fundou o Math for America, que oferece bolsas de estudo para professores de matemática e ciências em escolas públicas da cidade de Nova York.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre economia
economia

Desenrola Brasil: prazo para renegociação de dívidas termina nesta segunda-feira; veja dicas

Desenrola já beneficiou mais de 14,9 milhões de pessoas, negociando cerca de R$ 52,25 bilhões em dívidas, segundo dados do Ministério da Fazenda. Descontos no pagamento das dívidas podem ultrapassar os 90%.Reprodução/TV AnhangueraDepois de uma segund
Mais notícias sobre economia
economia

Rio Grande do Sul: cidade gaúcha registra 1ª morte por leptospirose após enchentes

Um homem de 67 anos morreu no município de Travesseiro (RS), no Vale do Taquari, uma das regiões mais afetadas pelas enchentes; doença é causada pela bactéria leptospira, presente na urina de roedoresThe post Rio Grande do Sul: cidade gaúcha registra 1ª m