geral

Filha da atriz Samara Felippo é alvo de racismo em escola de alto padrão em SP; alunas escreveram ofensa em caderno

Creditos: G1

N
o dia 27 de abril de 2023, uma situação de racismo ocorreu no Colégio Vera Cruz. Dois alunas do 9° ano arrancaram as folhas de um caderno da garota que é negra, escreveram uma ofensa de cunho racial em uma das páginas e devolveram o caderno aos achados e perdidos. A garota, que é a filha da atriz Samara, teve todos os trabalhos de pesquisa arrancados violentamente e a frase racista foi escrita em uma das páginas. O caderno foi entregue a Samara e um novo caderno foi dado à filha dela.

    Samara registrou boletim de ocorrência e ainda não decidiu se vai tirar a filha da escola. Ela diz que cada vez que olha o caderno ou vejo a filha refazendo cada página, dói na alma e ela chora. A escola realizou ações de acolhimento à aluna e comunicação a todos os alunos da série e suas famílias. As alunas foram suspensas por tempo indeterminado e foram convocadas para devolver as folhas arrancadas do caderno e para serem informadas oficialmente sobre as sanções que seriam aplicadas.

    Samara pediu a expulsão das alunas acusadas e considerou a escola "omissa". Ela não sente segurança da filha ocupar o mesmo espacio com as adolescentes que cometeram o crime previsto em lei. A atriz deseja que as pessoas envolvidas se reabilitem e não convivam no mesmo espaço onde podem futuramente humilhar novamente e ofender a filha dela. A garota já havia passado por episódios de preconceito anteriores, sendo excluída de trabalhos, grupos, passeios e aceitava qualquer migalha e deboche feito pelas mesmas garotas, e seu nome sempre era jogado em fofocas.

Ver notícia completa...