economia

Dia das Mães é chamariz para golpes; veja como não ser enganado na ida às compras

Creditos: InfoMoney

O
Dia das Mães é uma data importante para o varejo e para as famílias, que se preparam para comprar presentes para as suas mães. A comemoração é conhecida como o "Natal fora de época" do comércio e movimenta uma grande quantia financeira nas lojas físicas e online do país. No entanto, também é uma oportunidade para os golpistas procurarem consumidores vulneráveis e expostos.

    O Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) prevê um crescimento de 4,9% no volume total de vendas neste mês em relação ao mesmo mês do ano passado, graças ao Dia das Mães. A Abecs estima que a data movimentará R$ 15 bi em compras. Além disso, a entidade representante das empresas de cartão de crédito afirma que pelo menos 63% dos brasileiros têm a intenção de comprar presentes para as mães, com um gasto médio em torno de R$ 229.

    A Tenable, uma empresa global de gerenciamento de exposição cibernética, alerta que o golpe mais comum é o disparo de phishing, através de e-mails ou mensagens de texto que parecem ser de lojas legítimas e prometem descontos especiais para convencer as pessoas a clicar em links fraudulentos que podem levar a roubo de dados pessoais ou financeiros. Outras formas conhecidas de golpe incluem sites falsos que oferecem produtos com preços muito baixos e roubam informações de cartões de crédito durante a compra online, falsos anúncios em redes sociais e distribuição de vouchers ou cupons falsos com desconto em lojas conhecidas para instalar malware nos dispositivos dos usuários.

    A Tenable ressalta que o cliente deve estar atento ao uso de Inteligência Artificial (IA) em tentativas de golpe. Para se proteger, é importante ter cuidado com fraudes e "ofertas incríveis". Se uma oferta parece boa demais para ser verdadeira, é provável que seja falsa. Desconfie de descontos extremos ou preços muito abaixo do mercado. Antes de efetuar uma compra online, verifique se o site é verdadeiro, procurando por sinais como HTTPS na barra de endereço, avaliações de clientes e pesquise o score da empresa em sites de reclamações. Atenção também deve ser dada às redes sociais e aos conteúdos que publica, pois elas podem gerar informações para ataques baseados em engenharia social. Não clique em links em e-mails ou mensagens de texto suspeitos, especialmente se solicitarem informações pessoais ou financeiras. Cuide bem de suas senhas e always use duplo fator de autenticação. Utilize métodos de pagamento seguros, como cartão de crédito virtual ou plataformas de pagamento confiáveis que ofereçam proteção contra fraudes. Por fim, mantenha seu dispositivo e software de segurança atualizados para reduzir o risco de infecção por malware.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre economia
economia

Amazon impulsiona faturamento de pequenos negócios com programa de vendas para os EUA

Vendedores do market place da companhia no Brasil tiveram aumento de 80% nas receitas com participação em programa global de vendasThe post Amazon impulsiona faturamento de pequenos negócios com programa de vendas para os EUA appeared first on InfoMoney.
Mais notícias sobre economia
economia

Os erros e acertos da sucessão familiar: com a palavra, o herdeiro da Droga Raia

Presidente do conselho da companhia, Antônio Carlos Pipponzzi relembra conflitos entre gerações na trajetória da empresaThe post Os erros e acertos da sucessão familiar: com a palavra, o herdeiro da Droga Raia appeared first on InfoMoney.
Mais noticias para voce
economia

Irã confirma morte do presidente Ebrahim Raisi em acidente com helicóptero

Buscas duraram quase todo o domingo e a madrugada de segunda-feira; o político ultraconservador de 63 anos era tido como um provável sucessor do líder supremo do Irã, o aiatolá Ali KhameneiThe post Irã confirma morte do presidente Ebrahim Raisi em acident