geral

Barco Regatão promove ações formativas e exibição de filmes no território indígena do Rio Arapiuns

Creditos: G1

O
Instituto Regatão Amazônia está organizando um projeto itinerante que desembarca na comunidade indígena Atodi, na margem do Rio Arapiuns, em Santarém, no oeste do Pará. O projeto tem como objetivo integrar territórios e mapear os muitos fatores culturais presentes nessas comunidades. A programação inclui ações formativas e a exibição de produções audiovisuais de cineastas locais. O projeto Regatão foi contemplado nos editais de Fomento ao Audiovisual - Cinema de Rua ou Cinema Itinerante e Cineclubes e de Pontos e Pontões de Cultura da Lei Paulo Gustavo.

    O termo "regatão" remete ao comércio fluvial, onde pequenas embarcações alcançavam as localidades mais distantes da Amazônia, estabelecendo um sistema de negócios baseado na troca de mercadorias, o escambo. Hoje, em vez desses produtos, o Instituto Regatão Amazônia deseja levar formação cultural, diálogos com as políticas públicas culturais, criar uma rede com todos os que estão envolvidos neste movimento cultural importante nas margens dos nossos rios.

    Na primeira sessão itinerante, será exibida a série "Vídeo Cartas Tapajós-Arapiuns" (2021), um projeto coordenado por Carolina Caffé e Pedro Jorge Alcântara que apresenta o imaginário, a arte e a cultura indígena, histórias mitológicas, memórias, cobertura de eventos e festas locais, denúncias contra injustiças sociais e ambientais. Os filmes foram produzidos e intercambiados entre jovens indígenas das etnias borari, arapiuns, kumaruara e munduruku, ao longo de oficinas de cinema nas aldeias da região Tapajós-Arapiuns e Planalto (Pará, Brasil).

    O segundo filme é o documentário "Salve o Nosso Tapajós" (2023), dirigido por Zek Nascimento. O curta-metragem retrata o Festival dos Rios, criado em 2021 para celebrar a temporada das águas em Alter do Chão. Os idealizadores acreditam firmemente que fortalecer a cultura ribeirinha da Amazônia é fundamental para proteger nossos territórios que estão ameaçados. O filme apresenta nossa conexão com os rios e como o fazer cultural das comunidades ribeirinhas contribui para preservar nossa biodiversidade.

    A programação inclui a apresentação do Instituto Regatão Amazônia, exibição dos filmes, diálogos sobre os filmes com a comunidade, lideranças e agentes culturais do Rio Arapiuns, produção de fotos e vídeos sobre os projetos das comunidades e capacitação com agentes culturais para elaboração de projetos. A entrada é gratuita e o evento é livre para todos os públicos.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre geral
geral

CAC que matou esposa durante churrasco e atirou contra motociclista é condenado a 31 anos de prisão em MT

Vítima de feminicídio morreu após ser atingida com um tiro na região do pescoço. Já o motociclista sobreviveu após ser levado às pressas ao hospital. O crime ocorreu em agosto do ano passado, durante um churrasco. Polícia Civil MT .Um homem identific
Mais notícias sobre geral
geral

'Carnavassis': Festa fora de época reúne 18 mil pessoas no interior do Acre, diz prefeitura

Evento aconteceu no último fim de semana, na Praça Central Soldado Marinho, no Centro de Assis Brasil, e contou com a presença do cantor Wanderley Andrade e banda nacional Chicana. Wanderley Andrade foi a atração principal do Carnavassis 2024Asscom/