economia

XP se lança no mercado de consórcio com foco na alta renda e em bens de luxo

Creditos: InfoMoney

X
P Inc., uma companhia de seguros e previdência, anunciou na segunda-feira (29) a entrada no mercado de consórcios. O braço da companhia será responsável pela comercialização de cotas para pessoas de alta renda na categoria de imóveis e automóveis, bem como bens de luxo como aeronaves e iates. Os produtos serão oferecidos por administradoras terceiras e a empresa também terá um produto próprio que será comercializado em parceria com a CNP Consórcio. O setor de consórcio está em constante crescimento, com faturamento de mais de R$ 316 bilhões em 2023, um aumento de 25% em relação ao ano anterior. Roberto Teixeira, head da XP Seguros e Previdência, espera que a companhia seja um dos principais jogadores do mercado nos próximos cinco anos.

    Os clientes da XP terão acesso a consultoria para adquirir bens de maneira planejada, evitando exposição a altas taxas de juros de um empréstimo convencional ou financiamento. O planejamento financeiro orientará consumidores de diferentes perfis, desde os que buscam um crédito convencional até os que têm liquidez e podem obter resultados melhores no médio e longo prazo. Outro benefício da planejamento de aquisição por meio de consórcio é o uso de parte dos rendimentos para o pagamento de uma cota contratada, preservando o patrimônio investido e permitindo a concretização de objetivos.

    O consórcio funciona como um "autofinanciamento" onde pessoas físicas ou jurídicas se reúnem para formar uma acumulação conjunta e viabilizar a aquisição de bens ou serviços para cada uma, como imóveis ou veículos. A gestão destes grupos é feita por administradoras de consórcios, que precisam de autorização do Banco Central para funcionar e são fiscalizadas pela autoridade monetária. As novas regras sobre a constituição e o funcionamento de grupos de consórcios passaram a valer a partir deste ano e constam na Resolução 285 do Banco Central. Essa resolução estabelece novas regras para a constituição e funcionamento de grupos de consórcios, como a exclusão de um participante se ficar inadimplente por 3 meses consecutivos e a possibilidade de fixar o valor do crédito a ser concedido ao contemplado em um montante nominal corrigido periodicamente com base em índice de inflação.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre economia
economia

IGP-10 sobe 1,08% em maio, após três meses de deflação, diz FGV

Com esse resultado, o índice acumula alta de 0,34% no ano e queda de 1,27% em 12 meses; preços ao produtor subiram 1,34%, puxados pelo minério de ferroThe post IGP-10 sobe 1,08% em maio, após três meses de deflação, diz FGV appeared first on InfoMoney.
Mais notícias sobre economia
economia

Mercado de crédito para infraestrutura está no seu 'ano de ouro', diz AZ Quest

Regulamentação das debêntures de infraestrutura e mudanças em ativos isentos de renda fixa devem mudar o jogo, avalia Samuel Cordeiro dos SantosThe post Mercado de crédito para infraestrutura está no seu 'ano de ouro', diz AZ Quest appeared first on InfoM