geral

VÍDEO: prefeito de Encantado se emociona ao reencontrar os pais, que estavam isolados em outro município

Creditos: G1

O
prefeito de Encantado, Jonas Calvi (PSDB), teve um momento emocionante ao reencontrar seus pais isolados em Doutor Ricardo, a 26 km do município. A prefeitura informou que eles não se viam desde cinco dias. Além disso, houve 74 mortos e 107 feridos. A Defesa Civil registrou 82.500 pessoas fora de casa, com 13.300 em abrigos e 69.200 desalojadas que receberam abrigo nas casas de familiares ou amigos. No total, 317 municípios do estado foram afetados, com um impacto em 510.500 pessoas.

    Em Encantado, a situação é dramática com 1/5 da população se movimentando nas águas do Rio Taquari. A cidade sofreu com a cheia do rio Taquari durante o temporal, deixando muitos moradores isolados e com estradas e ruas inundadas.

    O meteorologista da Climatempo, Gabriel Borges, destacou que o fenômeno visto em setembro de 2023 foi diferente do deste semana. No primeiro, o ciclone extratropical foi a origem das chuvas, que caíram de forma muito concentrada e rápida, com fortes rajadas de vento. Já nesta semana, a chuva persistiu por mais tempo.

    Em Porto Alegre, o nível do Guaíba ultrapassou a cota de inundação, transbordando e avançando sobre ruas e avenidas, ultrapassando os 5 metros na manhã do sábado. Viagens foram canceladas na rodoviária da cidade e no Aeroporto Internacional Salgado Filho. Imagens aéreas mostram a extensão dos alagamentos em Porto Alegre.

    O governo declarou estado de calamidade, o que permitiu ao estado solicitar recursos federais para ações de defesa civil, como assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais. A Defesa Civil colocou a maior parte das bacias hidrográficas do estado com risco de elevação das águas acima da cota de inundação.

Ver notícia completa...