tecnologia

TikTok fecha acordo para voltar a ter músicas da UMG na rede social

Creditos: TecnoBlog

A
Universal Music Group (UMG) e o TikTok chegaram a um acordo de licenciamento que permitirá que músicas originais dos artistas representados pela UMG retornem à rede social. Isso ocorreu após o fim do contrato entre as duas empresas em janeiro, quando as músicas foram removidas devido ao fracasso das negociações para um novo contrato.

    O novo contrato inclui a proteção contra o uso de inteligência artificial gerativa, um dos pontos de desacordo que levou à ruptura do contrato anterior. A UMG tem uma grande variedade de artistas representados, incluindo Elton John, Queen, The Weeknd, Drake, U2, Ivete Sangalo e os Beatles.

    Com o novo acordo, vídeos que ficaram sem som após o fim do contrato voltarão a ter músicas. A UMG tem acusado o TikTok de promover e incentivar o uso de IA gerativa para criar músicas, o que temia que pudesse diminuir os valores que os artistas recebem.

    O TikTok prometeu combater o uso de IA sem autorização e melhorar as ferramentas de atribuição de créditos. A plataforma também se comprometeu a trabalhar com a UMG para proteger o trabalho artístico humano e os recursos financeiros que vão para intérpretes e compositores.

    Além disso, o TikTok e a UMG buscarão melhorar a remuneração dos artistas e compositores, criar novas oportunidades para promover músicas e procurar novas formas de monetizar os lançamentos da gravadora.

Ver notícia completa...