geral

Santos começa a trocar estrutura semafórica na orla da praia; entenda as mudanças

Creditos: G1

A
prefeitura de Santos está substituindo os semáforos de 24 cruzamentos na orla da praia de Santos, no litoral de São Paulo. O trecho da Rua Santa Catarina, no bairro José Menino, foi o primeiro a receber os novos equipamentos. O investimento para a conclusão do serviço é de R$ 2 milhões e a prefeitura não vai arcar com o valor. O recurso é oriundo de um Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e Compensatórias (Trimmc) firmado com Petrobras.

    Os novos pontos semaforizados vão da Rua Monteiro Lobato, no bairro José Menino, até a Rua Inglaterra, na Ponta da Praia. A renovação envolve a troca de colunas, braços projetados, fiação elétrica e os grupos focais. A Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) Santos apontou que a substituição dos conjuntos semafóricos deve ser concluída em dois meses e que estará responsável pela fiscalização do serviço da empresa que venceu a licitação.

    Em relação às demais áreas incluídas no projeto, estes são os cruzamentos: Avenida Epitácio Pessoa com a Avenida Conselheiro Nébias, Avenida dos Bancários com a Rua Inglaterra, na Ponta da Praia e Avenida dos Bancários com a Avenida Epitácio Pessoa.

    De acordo com a CET-Santos, as novas colunas semafóricas são fixadas por meio de parafusos em bases de concreto, fazendo que o braço projetado que segura o grupo focal não gire em caso de tempestades e ventos fortes. As caixas do semáforo, chamadas de grupos focais, são em policarbonato, enquanto os atuais são de alumínio. Os mais antigos, explicou a CET, deterioram com a maresia e são alvo de furtos.

    A troca da fiação, diz a empresa, é outro benefício. Com o tempo, os cabos podem sofrer rupturas. Em caso de alagamentos, a água penetra na estrutura, entra em contato com a fiação e pode provocar curto circuito na fase semafórica, acionando o amarelo piscante.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre geral
geral

Profissionais do Grupo Jaime Câmara vencem o Prêmio Ministério Público de Jornalismo

Oito reportagens receberam premiações nas categorias Webjornalismo, Telejornalismo, Radiojornalismo e Fotojornalismo. Todos os jornalistas premiados pelo 7º Prêmio Ministério Público de JornalismoVilma NascimentoOs profissionais do Grupo Jaime Câmara
Mais notícias sobre geral
geral

Morador pendura cama no teto em casa tomada por água da Lagoa do Patos; veja vídeo

Pescador amarrou cordas nos pés do móvel e prendeu nas madeiras do teto. Casa fica próxima da Lagoa dos Patos, em Pelotas. Morador prende cama no teto em casa tomada por água da Lagoa do PatosPara se proteger da água que invadiu a casa, um morador