geral

Sadiq Khan é reeleito prefeito de Londres para um terceiro mandato

Creditos: G1

S
adiq Khan, filho de imigrantes paquistaneses, foi reeleito como prefeito de Londres em 2021 com uma margem maior do que na primeira eleição em 2016. Ele derrotou a candidata conservadora Susan Hill com 1.088.225 votos (43,8% do total) contra 811.518 (32,7% do total) de Hill, uma diferença de pouco mais de 276 mil votos. Como prefeito, Khan superou os dois mandatos do seu antecessor e ex-primeiro-ministro britânico conservador Boris Johnson. Ele propõe trabalhar por uma capital mais justa, segura e verde.

    Khan é conhecido por ser um crítico ferrenho do Brexit e dos sucessivos chefes de governo conservadores. Ele teve um confronto com o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que em 2017 o acusou de ter falhado na luta contra o terrorismo e o chamou de "perdedor". Mas ele se vingou quando Trump foi derrotado em 2020 pelo democrata Joe Biden nas eleições presidenciais.

    Khan tem uma trajetória muito diferente das elites britânicas. Seu pai, motorista de ônibus, e sua mãe, costureira, emigraram do Paquistão na década de 1960 e criaram seus filhos em habitações sociais. Ele frequentou uma escola pública no norte de Londres e estudou direito na Universidade North London, uma educação gratuita pela qual sempre se mostrou grato. Ele queria ser médico ou dentista, mas um de seus professores notou seu dom para a oratória e o orientou para os estudos de direito. Ele seguiu o conselho, especializou-se em direitos humanos e presidiu a ONG Liberty por três anos.

    Além de com livros, Khan soube se defender com os punhos e desde jovem aprendeu a boxear para enfrentar aqueles que o chamavam de "paki", termo pejorativo para se referir aos paquistaneses. Aos 15 anos, ele se filiou ao Partido Trabalhista e em 1994, aos 23, foi eleito conselheiro em Wandsworth, um bairro do sul de Londres. Em 2005, ele abandonou sua carreira de advogado para ser eleito deputado por Tooting, onde viveu toda a vida e mora agora com sua esposa Saadiya, também advogada, e suas duas filhas adolescentes. Três anos depois, o então primeiro-ministro trabalhista Gordon Brown lhe ofereceu o cargo de ministro das Comunidades, e no ano seguinte, o de Transportes. Ele foi o primeiro muçulmano a ocupar um cargo de ministro.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre geral
geral

Cancelados, adiados ou com falhas na organização: relembre shows que deram errado no Brasil

Artistas como Jão, Roberto Carlos e Mariah Carey já tiveram suas apresentações e turnês canceladas no país. E ao menos dois festivais ficaram marcados por diversas críticas por problemas na organização. Relembre shows cancelados, adiados ou com falh
Mais noticias para voce
geral

Virada Cultural 2024 não deve ter chuva; saiba como ficará o tempo neste fim de semana em SP

Especialista recomenda que público utilize protetor solar e reforce a hidratação. Evento terá pontos de coleta de doações para o Rio Grande do Sul. Multidão acompanhando show da cantora Luísa Sonza durante a Virada Cultural 2022Roney Domingos/g1A Vir