politica

Pacheco diz a aliados ver desarticulação do governo e crise ampla com revisões de decisões do Congresso pelo STF

Creditos: G1 Política

O
presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou que houve uma "desarticulação completa" do governo no Congresso. Ele acredita que, embora a desarticulação não seja de má fé, se houver uma sistemática revisão de decisões do Congresso pelo Judiciário, o Executivo ganha, mas o Judiciário perde muito por se expor e se desgastar.

    Pacheco considera que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a desoneração é apenas um ponto da crise entre Congresso e Executivo, e que o Congresso "perde confiança" no Executivo. Ele, que sempre foi aliado de primeira hora de Lula, tomou decisões que o distancia do Planalto e coloca o Senado em embates com o STF.

    Um dos casos mais recentes envolve veto de decisões monocráticas por ministros do Supremo — o que provocou reações dos magistrados. Nas contas de aliados de Pacheco, o Senado vai ficar 2/3 de ultradireita a partir de 2027. A preocupação no STF é a de que a vitrine dessa eleição seja impeachment de ministro da Corte.

    Pautas no Senado Pacheco sempre faz uma leitura de que o Senado, a partir das próximas eleições, deve ter uma maioria bolsonarista, o que dificultará a vida de Lula caso seja reeleito. Ainda assim, repete que estará ao lado do presidente se do outro lado houver um bolsonarista.

    No Senado, grande parte dos parlamentares querem discutir pautas anti-STF e também não estão alinhados ao Executivo, dificultando a relação com o governo. Com exceção da pauta econômica, assunto sobre o qual o Senado e o Executivo coincidem, as prioridades do Senado são rejeitadas pelo Executivo e também sofrem resistência do STF.

    Entre as pautas que estão no foco do Senado, está o fim da reeleição —sobre a qual a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) deve se debruçar no próximo mês e que tem o apoio do presidente do Senado—, além de pautas que miram mudanças das regras de funcionamento do STF.

    A proposta de emenda à Constituição (PEC) do quinquênio, atrelada ao fim dos super salários, colide com os interesses do governo. A equipe do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad é contra a PEC do quinquênio.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre politica
politica

Moraes vota para invalidar pontos da Lei de Improbidade Administrativa; Gilmar pede vista

Moraes é relator de ação que questiona mudanças feitas pelo Congresso na lei, criada para punir irregularidades na gestão de recursos públicos. Não há data para retomada da ação. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, votou para inva
Mais notícias sobre politica
politica

Lula diz que é 'inadmissível' atentado contra primeiro-ministro da Eslováquia

Robert Fico foi baleado na quarta-feira. Governo da Eslováquia disse que político foi alvo de tentativa de assassinato 'politicamente motivada'. Primeiro-ministro da Eslováquia sofre tentativa de assassinatoO presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afir
Mais noticias para voce
geral

DAE altera ordem de bairros no rodízio para abastecimento de água em Bauru; veja como fica

Segundo a autarquia, a medida, com início nesta sexta-feira (17), tem como finalidade equilibrar a distribuição de água e reforçar o abastecimento das regiões mais afetadas pela crise hídrica. Nível do Rio Batalha está bem abaixo do ideal e afeta aba