geral

Herpes-zóster tem alta de 122% na rede pública de Saúde de Piracicaba: entenda doença que pode ser ativada por estresse

Creditos: G1

A
herpes-zoster é uma doença infecciosa causada pelo vírus varicela-zoster que pode causar dor intensa e lesões na pele. O vírus é adquirido na infância e pode ficar dormente no organismo até "acordar" em qualquer fase da vida. Quando isso acontece, o vírus causa dolorosas bolhas pelo corpo. A universitária Isabela Bressan relatou que o estresse desencadeou a doença, que surgiu repentinamente e gerou desconforto por cerca de um mês. O tratamento foi ambulatorial com acompanhamento da dermatologista.

    O herpes zoster é a reativação do mesmo vírus da catapora que permanece "dormente" no organismo após a infância. Quando doenças ou estresse elevado provocam a queda da imunidade do paciente, as lesões podem aparecer. O infectologista André Giglio explica que a idade avançada é um fator de risco, assim como outras condições que enfraquecem o sistema imunológico, como doenças ou estresse.

    A dificuldade no diagnóstico é comum, e Margareth precisou fazer dezenas de exames até que os médicos conseguissem chegar ao diagnóstico da herpes zoster. A paciente tomou remédios em alta dosagem até que a dor começasse a passar 20 dias após os primeiros sintomas.

    É essencial investigar a causa de cada episódio e hábitos saudáveis ajudam a prevenir novas crises. A complicação mais grave da herpes-zoster se chama "neuralgia crônica", que pode persistir por meses ou anos, diminuindo a qualidade de vida.

    A vacina contra a herpes-zoster existe, mas apenas na rede privada de saúde. É eficaz mas o custo pode ser um obstáculo. São necessárias duas doses e não é possível aplicar o imunizante durante as crises. A procura aumentou em mais de 90% considerando os três primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período ano passado. A enfermeira Angela Moreira explica que indicação da vacina é para a faixa etária de mais de 50 anos.

Ver notícia completa...