esportes

Governo da Espanha decide intervir na Federação de Futebol

Creditos: Terra Esportes

O
governo da Espanha decidiu intervir na Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) e a decisão oficial será anunciada nesta quinta-feira em Madri. A decisão será tomada durante uma reunião do conselho de administração do Conselho Superior do Desporto (CSD). Os jornais locais 'As' e 'El País' publicaram inicialmente a informação. A CSD convocou para esta quinta-feira às 11h (horário de Madri) para votar se Pedro Rocha e a comissão gestora da RFEF serão suspensos provisoriamente após excessos em suas funções. O CSD fará isso "através de uma Comissão que se chamará Normalização, Supervisão e Representação, e que servirá de trânsito até que sejam realizadas eleições ordinárias após os Jogos Olímpicos".

    O presidente do CSD, José Manuel Rodríguez Uribes, afirmou que "está em jogo a reputação, o prestígio e o bom nome da Espanha". Ele também afirmou que "é impensável que o representante do futebol espanhol para a Eurocopa ou para os Jogos Olímpicos seja uma pessoa investigada num processo criminal e sob suspeita do Tribunal Administrativo Desportivo por supostas infrações disciplinares classificadas como gravíssimas". Uribes insistiu que a Espanha não pode permitir que isso aconteça após a decisão do Tribunal Administrativo do Desporto de abrir um processo disciplinar.

    Isso se deu porque a comissão gestora da RFEF teria excedido suas funções a todos os membros da comissão gestora da RFEF, incluindo Pedro Rocha. A candidatura de Rocha, que o gestor presidiu até à convocação das eleições, foi a única proclamada válida pela comissão eleitoral da RFEF, enquanto se aguarda a resolução de possíveis recursos. A sua proclamação no dia 12 coincide com a decisão judicial de alteração da condição de testemunha para investigado em processo no Tribunal de Instrução número 4 de Madrid por possíveis contratos irregulares da RFEF durante os últimos cinco anos, período que inclui a fase em que foi vice-presidente econômico.

Ver notícia completa...