geral

Do Paraná, filha mobiliza comunidade para ajudar mãe que perdeu tudo em enchente no RS: 'Só saíram com a roupa do corpo'

Creditos: G1

F
abiana Evangelista Lima, de 28 anos, residente de Londrina, no noroeste do Paraná, mobilizou a comunidade para arrecadar dinheiro para ajudar sua mãe, Leonice Evangelista, que perdeu tudo após a casa dela ser invadida pela enchente no Rio Grande do Sul. A mãe vive com as netas, de 16 e 18 anos, na cidade de Igrejinha, a 84 quilômetros de Porto Alegre. A enchente ocorreu repentinamente e a água subiu rapidamente, inundando tudo. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou que as fortes chuvas mataram dezenas de pessoas e deixaram milhares desabrigadas.

    Fabiana e sua família conseguiram sair de casa e procurar abrigo em um hospital próximo com a ajuda de vizinhos. Depois, foram acolhidos por parentes em outra localidade. Fabiana mobilizou amigos e conhecidos para fazer uma rifa para arrecadar dinheiro para a mãe recomeçar a vida. A casa da família está danificada e com muita lama, e a mãe não tem previsão de retornar para a casa.

    A enchente atingiu cerca de 90% da cidade, e o Rio Paranhana contribuiu para as cheias. O salvamento de pessoas está sendo possível apenas por helicóptero e embarcações. A situação na cidade ainda está crítica, com bairros alagados e pessoas desabrigadas.

    Os temporais no Rio Grande do Sul são causados por vários fenômenos, incluindo intensas correntes de vento, um corredor de umidade vindo da Amazônia e um bloqueio atmosférico devido às ondas de calor. A previsão para as próximas 24 horas é mais chuva.

Ver notícia completa...