geral

Chefe da Otan garante que 'não é muito tarde' para que Ucrânia ganhe guerra

Creditos: ÚltimoSegundo

E
m 29 de abril de 2024, o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, fez uma visita ao Parlamento ucraniano em Kiev e garantiu que não é tarde demais para que a Ucrânia se imponha na guerra contra a Rússia. No entanto, ele admitiu que atrasos importantes no apoio têm graves consequências no campo de batalha. Stoltenberg também garantiu que mais ajuda está sendo enviada e que há novos anúncios de apoio por vir.

    O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, pediu aos aliados ocidentais que acelerassem as entregas de armas e "fazerem fracassar" a nova ofensiva que Moscou está preparando. Ele afirmou que juntos, eles podem fazer fracassar a ofensiva russa e que Moscou está tentando se aproveitar da demora na entrega de ajuda.

    Desde o fracasso da contraofensiva ucraniana lançada em meados de 2023, a Ucrânia está na defensiva. A Rússia vem ganhando terreno no leste desde o início do ano, diante das forças de Kiev que lutam com escassez de munição.

    Um bombardeio russo com mísseis deixou pelo menos quatro mortos na cidade ucraniana de Odessa, no Mar Negro. O governador provincial informou que três mulheres e um homem morreram e que 28 pessoas ficaram feridas, incluindo duas crianças e uma mulher grávida.

    O comandante em chefe do Exército ucraniano, Oleksandr Syrskyi, admitiu que a situação "piorou" no front e que as tropas russas registraram "sucessos táticos" em várias áreas.

Ver notícia completa...