economia

Casas Bahia: o que é uma recuperação extrajudicial e quais os próximos passos da companhia

Creditos: G1 Economia

A
Casas Bahia solicitou uma recuperação extrajudicial para renegociar dívidas financeiras com seus principais credores, o Bradesco e o Banco do Brasil. A recuperação extrajudicial é um processo legal que permite que uma empresa em crise renegocie parte específica de suas dívidas com seus credores mais estratégicos em primeiro lugar. Para isso, a empresa deve estar em crise financeira comprovada e não ter falhado anteriormente ou passado por uma recuperação judicial por pelo menos cinco anos. O processo envolve a negociação em sigilo com esses credores até chegar a uma condição que seja benéfica para ambas as partes e, apenas após isso, tornar o processo público.

    O plano de recuperação extrajudicial da Casas Bahia inclui um alongamento da dívida da companhia para até 72 meses (6 anos) e uma renegociação dos juros pagos, que passarão a ser equivalentes ao CDI (taxa comum do mercado financeiro) mais uma taxa que pode variar de 1% a 1,5% ao ano. A empresa terá um período de carência de 24 meses para começar a pagar os valores dos juros e de 30 meses para início do pagamento do montante principal.

    O valor principal da dívida não será alterado, apenas as condições para o pagamento com os principais credores. Os credores das dívidas financeiras da Casas Bahia também terão a possibilidade de converter parte dos créditos que têm com a empresa em ações. O plano de recuperação extrajudicial vem em complemento a um plano de transformação anunciado em agosto do ano passado, que prevê o fechamento de até 100 lojas até 2023 e a demissão de mais de 6 mil funcionários.

    A recuperação extrajudicial tem escopo limitado e não impactará as demais dívidas da companhia, incluindo operacionais com fornecedores e parceiros, que continuarão sendo honradas regular e tempestivamente nos seus respectivos vencimentos, sem qualquer interrupção ou descontinuidade. O novo fluxo de caixa gerado com o reperfilamento da dívida garante maior segurança contra volatilidades do mercado e aumenta ainda mais a confiança na execução do Plano de Transformação. O presidente da Casas Bahia afirmou que ele e a empresa continuarão focados nas alavancas operacionais, melhorando sua eficiência e produtividade, mantendo o foco na rentabilidade e fluxo de caixa com elevada disciplina do capital empregado.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre economia
economia

Com saída de Moraes, André Mendonça é eleito para vaga de ministro efetivo no TSE

Desde 2022, Mendonça já atua no tribunal, mas como ministro substituto; com a saída de Alexandre de Moraes, atual presidente da corte, em junho, uma das 3 cadeiras efetivas destinada a membros do Supremo ficará vagaThe post Com saída de Moraes, André Mend
Mais noticias para voce
geral

Novo vídeo mostra garçom pegando faca que usou para matar vereador; MP pede que Polícia reabra investigação

Família contesta versão da Polícia de que o garçom teria cometido o crime motivado por assédio moral. Na ocasião do homicídio, o garçom ainda feriu mais duas pessoas com a faca. Novas imagens mostram momentos antes de garçom matar vereador em restau