geral

A menina dos ossos de vidro que já sofreu quase 50 fraturas e passou por 13 cirurgias

Creditos: G1

V
ânia, uma mãe grávida no sexto mês, recebeu um diagnóstico de osteogênese imperfeita, também conhecida como "ossos de vidro". A síndrome é causada por mutações genéticas que afetam a produção de colágeno, uma proteína que dá sustentação aos ossos. A menina Vitória, que já sofreu quase 50 fraturas e passou por 13 cirurgias, busca um tratamento nos Estados Unidos com seus pais. O doutor Errol Mortime, interessado pela complexidade acima da média, considera que Vitória tem uma forma grave da osteogênese imperfeita. A síndrome prejudica o crescimento e o desenvolvimento, deixando Vitória com apenas 90 centímetros de altura para os 11 anos e limitando sua capacidade de crescer até um máximo de 1,20 metros na vida adulta.

    Apesar das adversidades, Vitória continua a enfrentar cada etapa do tratamento e o dia a dia com coragem e determinação. Com o andador, ela se sente mais leve e solta, e é capaz de caminhar para frente, para trás, para os lados e correr para seus pais. Sua energia e coragem inspiram muitas pessoas, incluindo médicos e seguidores em uma rede social, onde ela tem mais de um milhão de seguidores.

    O ortopedista Timothy Hresko, do Hospital Infantil de Boston e professor da escola de medicina da Universidade Harvard, revela que Vitória sofreu uma escoliose grave, uma curvatura na coluna que afetava seu equilíbrio e envergava os costelas, pressionando órgãos internos, especialmente os pulmões. O médico implantou hastes de titânio na coluna para alinhar e estabilizá-la.

    Após três meses, Vitória já estava pronta para uma dancinha, que arrecadou mais de cem mil visualizações em poucas horas. Atualmente, ela tem mais de setenta milhões de seguidores e é uma inspiração para muitas pessoas. Vitória já voltou para a escola e pode participar de atividades como escalar um brinquedo e atravessar uma ponte sozinha.

    A osteogênese imperfeita não tem cura, então os cuidados continuam. Vitória já sabe o que deseja para o futuro: ser uma médica especializada em osteogênese imperfeita e escoliose. Ela já ouve podcasts do Fantástico e está aprendendo muito com eles.

Ver notícia completa...