tecnologia

82% dos brasileiros utilizam a internet diariamente

Creditos: TecnoBlog

A
pesquisa realizada pelo NIC.BR revela que o acesso à internet no Brasil em 2023 é bastante significativo, com 95% da população tendo acesso à internet diariamente. No entanto, apenas 22% dos brasileiros possuem boas condições de conectividade.

    Considerando apenas usuários de internet, 84% das pessoas têm frequência diária de acesso e 34% utilizam diferentes dispositivos como computador e smartphone.

    Conexões rápidas estão presentes para apenas 35% dos brasileiros. A estrutura de conexão mais comum é a via fibra óptica ou cabo, utilizada por 59% da população, com velocidade de conexão maior que 10 Mb/s para apenas 35%.

    A pesquisa também considera pessoas que não são atendidas por banda larga, mas possuem acesso à internet graças aos pacotes de dados celulares.

    As estatísticas da Anatel para fevereiro de 2024 mostram que 93,2% das conexões de banda larga fixa são compostas por fibra ou cabo coaxial, e a velocidade média contratada no país foi de 369,4 Mb/s.

    O estudo apresenta um score com nove indicadores para identificar o nível de conectividade. Apesar dos resultados da pesquisa mostrar um cenário desafiador no Brasil, a melhor conectividade é encontrada em 22% da população brasileira.

    Os critérios considerados na pesquisa incluem custo da conexão domiciliar menor que 2% da renda domiciliar, presença de plano de celular pós-pago, dispositivos per capita, presença de computador no domicílio, uso diversificado de dispositivos, tipo de conexão familiar, velocidade de conexão familiar maior que 10 Mb/s, frequência de uso da internet, locais de uso diversificados e outros fatores.

    A conectividade satisfatória é alcançada por 22% da população brasileira, enquanto 20% das pessoas se enquadram em 5 a 7 pontos.

    Na classificação por raça, classe social e região, 18% dos autodeclarados pretos ou pardos atingem o melhor nível de conectividade, enquanto entre os brancos o número salta para 32%. No recorte por gênero, 28% dos homens são mais conectados; entre as mulheres, são 17%.

    No recorte regional, a região Sudeste apresenta os melhores índices de conexão, com 31% da população, seguido pelo Sul (27%), Centro-Oeste (19%), Norte (11%) e Nordeste (11%).

    O estudo completo pode ser acessado no site do NIC.BR.

Ver notícia completa...